texas-moody

Órgão de Direitos Humanos de Honduras denuncia o deslocamento forçado interno de jornalistas

  • Fonte: EFE
  • 27 Maio, 2026

“A Comissão Nacional de Direitos Humanos de Honduras (Conadeh) afirmou neste domingo [24 de maio] que atendeu 154 denúncias de jornalistas em situação de risco ou vítimas de deslocamento forçado interno devido à violência entre 2016 e março de 2026, e exigiu que o Estado adotasse medidas eficazes para protegê-los.

No âmbito do Dia do Jornalista hondurenho, comemorado em 25 de maio, a Conadeh, que atua como uma defensoria do povo, sinalizou em um comunicado que o jornalismo continua sendo ‘uma atividade de alto risco’ e alertou que o deslocamento forçado de profissionais da comunicação se agravou entre 2022 e 2025, período em que se concentraram 56% dos casos.

De acordo com dados da Unidade de Deslocamento Forçado Interno (UDFI) do órgão, em 2022 foram atendidos 20 casos; em 2023, o número subiu para 27, o maior do período; em 2024, foram registrados outros 20 e, em 2025, somaram-se mais 16. Entre janeiro e março de 2026, já foram contabilizadas cinco novas denúncias”.

Ler o artigo original