texas-moody

News Corp. e RCN da Colômbia entram no mercado de televisão em espanhol nos Estados Unidos

O conglomerado de mídia News Corp., do polêmico empresário Rupert Murdoch, e o canal RCN Televisión da Colômbia anunciaram uma aliança para criar uma emissora de televisão em espanhol nos Estados Unidos para competir com Univision e Telemundo, informou o jornal The Wall Street Journal.

A emissora de TV aberta MundoFox iniciará transmissões na segunda metade de 2012 e busca captar receitas publicitárias de veículos em espanhol nos Estados Unidos, que subiram 7,4% em 2011 em relação ao ano anterior, enquanto que os gastos publicitários nos canais em inglês aumentaram 2,3%, de acordo com o jornal El Tiempo. A publicação acrescenta que, segundo números do Censo dos Estados Unidos, os hispânicos são 16,3% da população no país, mas poderão representar um terço em 2050.

Os noticiários da Fox são geralmente considerados de tendência conservadora nos Estados Unidos, mas a linha editorial da nova emissora ainda não está definida, explicou Gabriel Reyes, presidente da RCN Televisión, a BBC Mundo. Ele observou que o canal colombiano será responsável por gerar conteúdo jornalístico para a nova rede de televisão por meio de sua emissora internacional, NTN24.

Fox lançou em abril passado a unidade de mídia hispânica Fox Hispanic Media, que já conta com três canais em espanhol: Fox EsportesUtilísima - dirigido às mulheres - e Nat Geo Mundo, de acordo com a agência EFE.