Moradores da reserva forestal El Choré, na Bolívia oriental, e partidários do prefeito local destruíram os equipamentos de uma rádio comunitária e do Canal 8 de televisão em retaliação a denúncias sobre supostos atos de corrupção de funcionários da prefeitura, informou IFEX.
O fato foi cometido por simpatizantes do partido oficial Movimento Ao Socialismo (MAS) no dia 14 de novembro em Yacapaní, povoado localizado no centro do departamento de Santa Cruz.
Os colonos que defendem o prefeito David Carvajal invadiram a rádio comunitária para roubar computadores, consoles, ventiladores, mesas, cadeiras, televisores e material de escritório para levar até a comunidade Campo Víbora, onde pretendiam instalar os equipamentos e reiniciar a transmissão, de acordo com o jornal El Deber da cidade de Santa Cruz. A polícia não conteve o saque e ninguém da rádio estava no prédio, acrescentou a publicação. Devido a isso, a estação deixou de operar, segundo Los Tiempos. “Levaram até o último alfinete” disse José Rivas, diretor da estação comunitária.
Rivas explicou que sua emissora havia questionado o prefeito por destinar 40,8% do orçamento anual ao pagamento de salários e despesas administrativas e só 20% à execução de obras na comunidade, de acordo com Los Tiempos.
Remberto Alexander, líder do Comitê de Defesa Yacapaní, disse ao Los Tiempos que os adversários políticos do prefeito não fazem nada além de prejudicar o desenvolvimento do município, porque eles não aprovam os projetos para as comunidades.