texas-moody

Presidente de Honduras se reúne com imprensa para falar sobre ataques a jornalistas no país

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, se reuniu, na sexta-feira 25 de novembro, com representantes de meios de comunicação para falar sobre a proteção de jornalistas e as ameaças à imprensa do país, informou o La Tribuna.

Na quarta-feira 23 de novembro, o La Tribuna havia denunciado ameaças e agressões sofridas por seus jornalistas após a divulgação de informações sobre a participação de policiais no assassinato de dois universitários.

O presidente reconheceu que continuam soltos os responsáveis pela morte de 16 jornalistas desde o golpe de Estado, em 2009. “Na investigação estamos praticamente no zero, não temos capacidade de investigar”, disse Lobo à imprensa, segundo o El Heraldo.

Lobo também falou de um pedido feito às Nações Unidos para a criação de uma instância semelhante à Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (CICIG), que incluiria outros países da América Central, acrescentou o El Heraldo.

Honduras é o país no qual os jornalistas são mais frequentemente ameaçados e ocupa o segundo lugar nas Américas em número de profissionais de imprensa assassinados. Lobo prometeu ainda criar a Polícia Técnica de Investigação, para esclarecer assassinatos e ameaças contra jornalitas, de acordo com o Proceso.