texas-moody

Jornal denuncia desaparecimento de dois dos seus funcionários no centro do México

Um jornal mexicano informou que dois de seus empregados estão desaparecidos no estado central de Zacatecas, segundo El Espectador.

“Desapareceram dois companheiros do El Financiero saindo de Zacatecas. No último contato que fizeram, disseram estar sendo seguidos por duas patrulhas de número 02349 e 02360”, publicou Rogelio Cárdenas, diretor do periódico, em sua conta de Twitter no dia 15 de novembro.

Os desaparecidos são Osvaldo García Íñiguez, inspetor de circulação regional do jornal, e o motorista José de Jesús Ortiz Parra, de acordo com o site La Carpa. Ambos deixaram a cidade de Zacatecas na tarde de segunda, 14 de novembro, e seguiam em direção à cidade de Guadalajara em uma caminhonete Nissan branca, segundo o El Financiero. Após confirmar que os funcionários não chegaram ao destino na manhã do dia 15, o jornal informou a Procuradoria Geral de Zacatecas e a Promotoria Especializada de Atenção a Crimes contra Jornalistas.

Em razão do desaparecimento, a publicação anunciou que deixará de circular no estado de Zacatecas até que as autoridades competentes garantam a segurança nas estradas estaduais. “Colocaremos à disposição de nossos leitores afetados nossa edição digital sem custo algum”, anunciaram em seu site.

México é considerado o país mais perigoso da América Latina para o exercício do jornalismo. Veja este mapa do Centro Knight sobre os ataques à imprensa no México.