texas-moody

'Plaza Pública' da Guatemala oferece notícias com mais profundidade e livre de pressões políticas e econômicas

Em entrevista ao Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, a editora Julie Lopez, do site de notícias Plaza Pública da Guatemala, fala sobre como o jornal digital sem fins lucrativos, destinado a proporcionar uma perspectiva alternativa "livre de pressões econômicas e políticas", começou, lançado em 22 de fevereiro de 2011. Veja abaixo o vídeo da entrevista (em espanhol).

Apesar do site ser financiado em parte pela Universidade Landivar, Lopez disse que a instituição de ensino não intervém em seu funcionamento editorial. Estar localizado na universidade permite ao Plaza Pública trabalhar e treinar estudantes de jornalismo e ciência política para eventualmente torná-los parte da equipe de reportagem, observou Lopez.

O site é especializado em temas relacionados a segurança e política, incluindo direitos humanos e questões como imigração, pessoas desalojadas e tráfico de drogas, segundo a editora.

Com a proximidade das eleições na Guatemala, no dia 6 de outubro, a falta de propaganda e a condição de site sem fins lucrativos do Plaza Pública possibilitou uma cobertura mais equilibrada dos candidatos presidenciais. Este site é importante para o país, disse Lopez, pois permite que "o público conheça perspectivas que normalmente não são publicadas na mídia tradicional". O formato online também permite coberturas mais aprofundadas, proporcionando aos leitores análises que facilitam a compreensão das questões, seu contexto e suas consequências.

Para mais informações sobre o Plaza Pública, veja esta entrevista com Martín Rodríguez Pellecer, fundador e diretor da publicação. Este perfil do Plaza Pública é o primeiro de uma série do Centro Knight sobre projetos de jornalismo independente e sem fins lucrativos na América Latina.

RECENT ARTICLES