texas-moody

Jornalista de Rondônia diz ter sido ameaçado por delegado da Polícia Federal durante depoimento

jornalista Everaldo Fogaça denunciou ter sofrido ameaças do delegado Eduardo Brun de Souza durante depoimento para esclarecer a publicação de um manifesto do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Rondônia, informou o Jornal O Globo. Os alunos da universidade estão em greve.

De acordo com texto publicado pelo site O Observador, editado por Fogaça, o delegado estava descontrolado, ofendeu o jornalista e mandou o advogado que o acompanhava calar a boca. Fogaça foi indiciado pela publicação do manifesto e, diante das ofensas de Brun, disse que só falaria em juízo.

Ainda de acordo com o relato do jornalista, o momento mais tenso dentro da sede da Polícia Federal em Rondônia nesta segunda-feira, 24 de outubro, foi quando o delegado afirmou que iria fazer, naquele momento, busca e apreensão na casa do profissional de imprensa e na sede do site O Observador.

“Vou acionar a Advocacia Geral da União e o Ministério das Comunicações para vasculhar sua vida e a deste site. Vou fechar este site”, gritava o delegado, segundo informações de Fogaça e de seu advogado, publicados no site Tudo Rondônia.

Na terça-feira, o site O RONDONIENSE também recebeu a visita de quatro agentes federais com armas à mostra em busca do jornalista que fez a matéria sobre a prisão de um professor, de acordo com o site Vilhena Hoje.

A redação do jornal O RONDONIENSE afirmou que vai comunicar o fato à OAB-RO e à Advocacia Geral da União preventivamente para evitar que atitudes como essa venham a ferir direitos constitucionais do jornal como formador de opinião.

Confira no vídeo a seguir parte do depoimento do Jornalista Everaldo Fogaça, na sede da Polícia Federal em Rondônia.

RECENT ARTICLES