texas-moody

Veículos de comunicação peruano e argentino levam para casa Prêmio de Jornalismo de Dados

Meios de comunicação no Peru e na Argentina levaram troféus para casa, como parte do Prêmio Internacional de Jornalismo de Dados 2016, divulgado em 16 de junho pela Rede Global de Editores (GEN, da sigla em inglês). Os prêmios reconhecem “trabalho excepcional no campo do jornalismo de dados em todo o mundo.”

O portal de notícias digitais Convoca, do Peru, ganhou o prêmio de Aplicativo de Notícias de Dados do Ano (Pequenas Redações) pelo trabalho “Excessos Impunes,” e o diário argentino La Nación venceu na categoria Dados Abertos, pelo projeto Jornalismo de Dados Abertos para Transformação.

Por sua série investigativa sobre a indústria de mineração e petróleo do país, Convoca primeiro criou um banco de dados sobre as "obrigações ambientais" da indústria e, em seguida, produziu uma série de relatórios e ferramentas interativas com base nos dados, de acordo com o site.

O projeto do La Nación utilizou “dados como uma nova matéria-prima para o jornalismo e para contribuir na divulgação de dados na Argentina.” De acordo com a publicação, os dados foram usados para informar sobre o sistema prisional do país, o Congresso, a economia, e muito mais.

Além destes, o projeto internacional de jornalismo investigativo de dados conhecido como Panama Papers ganhou o prêmio de Investigação do Ano (Grandes Redações). Pelo menos 96 jornalistas latino-americanos trabalharam no projeto liderado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

A cerimônia de premiação ocorreu na Prefeitura de Viena, na Áustria. Os vencedores foram escolhidos para 12 categorias, e cada um recebeu 1.000 euros (cerca de US $ 1.100 dólares).

Seis veículos de comunicação da América Latina foram nomeados para os prêmios deste ano. Eles incluem o jornal El Universal (México), El Deber (Honduras), Ojo Público (Peru), Convoca (Peru), La Nación (Argentina) e G1 (Brasil). Ojo Público e La Nación foram nomeados em duas categorias cada.

O júri dos prêmios foi composto por jornalistas de renome, incluindo Simon Rogers, editor de dados no Google News Lab; Paul E. Steiger, presidente executivo da ProPublica; Justin Arenstein; Alberto Cairo, Diretor Knight de Jornalismo Visual na Universidade de Miami; Shazna Nessa, diretora de jornalismo da Fundação Knight; Angelica Peralta Ramos, gerente de projeto de jornalismo de dados e gerente de desenvolvimento de multimídia no La Nación, da Argentina; e a jornalista de dados e consultora Giannina Segnini.

Nota do editor: Essa história foi publicada originalmente no blog de jornalismo nas Américas do Centro Knight, o predecessor do LatAm Journalism Review.

RECENT ARTICLES